quarta-feira, 1 de junho de 2011

Queremos o dia do homem!


Queremos o dia do homem!

Já reparou que existe dia da consciência negra, dia do índio, dia do trabalhador, dia internacional da mulher, dia do orgulho gay, mas não existe o dia do homem?

Me explicaram que essas datas contemplam minorias reprimidas pela sociedade e que o homem -como é maioria e repressor comandante da nossa sociedade patriarcal- não precisaria de uma data pra se afirmar, lutar pelos seus direitos ou exprimir suas reivindicações.

Eu discordo completamente, afinal quem disse que somos todos carrascos? Quem disse que somos livres? Quem disse que não somos reprimidos ou não sofremos pressão alguma da sociedade?

Pensa que é fácil lidar com o peso da responsabilidade de ser o chefe da família? E toda a reputação da família que temos que zelar? E os inúmeros problemas que temos que resolver? E a fama de algoz que levamos por ter que ser o que reclama e briga em nome da educação dos filhos? E quem corta a grama, abre os potes de azeitona, conserta os problemas hidráulicos e elétricos de casa? E quem oferece proteção? E quem tem que cobrir a esposa de presentes e elogios? E quem tem que reparar que a mulher pintou o cabelo ou está usando vestido um novo, ou pior, que ela fez as unhas? Quem tem que aguentar a TPM e dormir no sofá depois das brigas e discussões?

Dizem que as mães modernas dão jornada dupla pois trabalham fora e cuidam da casa e dos filhos, tudo bem, não quero discutir a imensa importância da mãe e também jamais diria qualquer coisa que diminuísse o papel da mulher; mas do jeito que se fala parece até que nós homens não somos pais e trabalhadores, que não damos jornada dupla. Passamos o dia inteiro no trabalho e quando chegamos em casa precisamos ainda ser pais, dar atenção aos filhos, limites, educação, carinho, mesmo depois de ter tido um dia estressante temos que chegar em casa bem humorados e felizes pra brincar com as crianças.

Além de pais ainda somos maridos, precisamos comparecer com o nosso papel, temos que ter toda a paciência do mundo pra ouvir nossas amadas (que falam MUITO, diga-se de passagem), elogiá-las bastante, reparar todo o tratamento de beleza que ela levou o sábado inteiro fazendo no salão, negar que ela está gorda apesar dela perguntar isso dez vezes diante do espelho, dar presentes, TENTAR entender a cabecinha delas e manter acesa a chama do amor.

Ser homem não é fácil também, ora essa, e nós não temos um dia internacional, não temos o consolo de alguém vir nos dizer que "pai é pai", não temos confidente pra trocar segredos, não temos "manicure-psicanalista", não resolvemos nossos problemas afundando a cara numa caixa de chocolate e nem podemos chorar no colo do nosso pai se algo der errado.

Nós não recebemos pensão, nós não ficamos com a guarda dos filhos após o divórcio, nós não temos serviço de saúde direcionado ao nosso gênero, nós não podemos fingir orgasmo, nós temos que trabalhar mais tempo que as mulheres pra nos aposentarmos (por que isso?), nós temos que matar baratas, ratos e outros bichos asquerosos, nós somos mais acometidos por doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, estresse, nós somos mais atacados pela violência, nós morremos mais cedo e ainda somos obrigados a servir ao exército.

Pois é, a sociedade também nos cobra, e não é pouco. Ser homem pode parecer ser dominante, repressor, comandante, mas isso também tem seu peso. E como é pesado, só nós mesmo sabemos.

Acho que merecemos um dia nosso.

Nota: O objetivo aqui não é alimentar a guerra dos sexos, ao contrário, é mostrar que não há razão pra competição, cada lado tem seu ônus e seus brindes.

[Mente Hiperativa]

10 comentários:

  1. Eu concordo, assino abaixo assinado, divulgo no meu blog... Enfim, também quero 'O Dia do Homem"!

    Bjs,

    Rita Barroso

    http://blogdachickitabakana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Te aguardo no Chic Kita!!!

    Bjbj,

    Rita

    http://blogdachickitabakana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho a maior bobagem dia disso, dia daquilo. Todo dia é dia de todo mundo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. srsr eu concordo com o Wanderley todo dia é dia de todo mundo..mas concordo e apóio todos os seus questionamentos..homem não é mais..nem menos que mulher..Assim como há mtas mães q são "pai e mãe" tbm há mtos pais!!

    ResponderExcluir
  5. Verdade meu Caro, se bem que um dia pensei,por que não, será que uma dia existirá, como feriado no calendário, apesar de certas coisas, não julgaremos todos os milhares homens por centenas. Vocês merecem siim, o dia internacional do homem.

    ResponderExcluir
  6. Lembro que eu pensava: "Dia 8 é o dia das mulheres, mas os outros 364 são dos homens".
    Existe um dia que é considerado, mas é voltado para a saúde do homem.. hm

    ResponderExcluir
  7. nãoooo dia do homem não kkkkkk,ás mulheres se setem especial no dias delas, é lá vocÊs querendo roubar nosso mérito deixar a gente se glorificar um pouquim vai... bjoooo homens. vcs são sim especias todos os dias, é não precisam de datas pra comprovarem isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Agr eu ri. Entao vcs mulheres deixaram de ser especiais pq tem um dia só pra vcs???

      Excluir

Deixe sua opinião: