sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quem é Deus (pra você) ?


Quem é Deus (pra você) ?

Quando eu penso em Deus não consigo ter aquela visão esteriotipada de um velhinho bondoso, com barba grande e branca, vestindo uma simples bata azul-celeste e carregando um cajado numa das mãos. É tão 'Católico', tão 'Cristão' pensar dessa forma. Não quero parecer herege ou anti-Cristo, na verdade pouco me importa se pareci assim, não estou muito preocupado com a condenação dos homens até porque hoje em dia eles nem podem me jogar na fogueira da "SANTA" (que de santa não tinha nada) inquisição...

Eu não sou exatamente o que se pode chamar de anti-Cristo, nem nunca tive afinidade com o coisa-ruim (se é que essa figura realmente existe, eu duvido, aposto que é uma invenção da igreja). Cristo sem dúvida alguma foi um ser bastante iluminado que trouxe muita sabedoria à humanidade, nos deixando um legado de ensinamentos que deram origem a toda uma doutrina ética e moral que foi bem sedimentada na solidariedade e no amor ao próximo, seja o próximo quem for. Não tenho dúvidas de que ele foi um enviado de Deus, um filho de Deus, mas e quanto a Alá, Buda, Krishna, Zoroastro, Maomé, Moisés e tantos outros? Não são filhos de Deus? Não foram enviados por Deus pra nos trazer iluminação? E quanto a EU e VOCÊ, também não somos filhos de Deus, tanto quanto Jesus?

Talvez até eu seja herege, se considerarmos herege aquele que discorda de algum(ns) posicionamento(s) da igreja, discordo de vários, também questiono os dogmas, que por definição são inquestionáveis. Eu estudo história, eu leio filosofia, eu sou crítico, me perdoe mas eu não posso acreditar em verdades absolutas sem embasamento ou justificativa alguma. E antes que você pense que sou ateu e incrédulo, não, não sou, acredito em Deus, num Deus maior, num Deus de amor, que transcende a fútil barreira das religiões e dos povos, acredito num Deus da natureza e dos homens. Acredito num Deus de todos nós, não acredito no Deus da igreja católica, ou de qualquer outra religião repressora, dogmática, zilionária e manipuladora. Acredito em Deus, e somente nele.

Pra mim Deus não é uma entidade que vive no céu, isolada, intocável, que pisa nas nuves observando o mundo lá de cima. Acho que Deus nasce na nossa cabeça, precisamos disso, precisamos dele. Nós, enquanto civilização, criamos Deus pra regular nossos atos, nossa consciência, pra nos fazer companhia, pra nos fazer julgarmos a nós mesmos, pra nos presentear com suas dádivas, e nos salvar nos momentos difíceis.

Deus é uma criação coletiva e ao mesmo tempo individual, não foi apenas UM alguém que o inventou, todas as civilizações humanas têm seu(s) Deus(es) e cada um de nós o concebe e o alimenta da maneira que assim crê. E não venha dizer que por ter sido inventado ele não existe, pois é exatamente isso que o mantém vivo, a crença, a fé, o imenso e inexplicável poder da fé, que move montanhas, que cura, que acalma e protege.

Se Deus está presente em todos os momentos de nossa vida, se ele vê tudo, sabe de tudo, é justo em seus julgamentos, penitencia e premia seus filhos, ora, então Deus é parte da nossa consciência e habita não os céus, mas nossas mentes.

Deus somos nós mesmos, somos ao mesmo tempo criadores e criaturas, regulados e reguladores. E esse Deus não está distante, nos céus, está mais perto do que supõe nossa vã filosofia.


[Mente Hiperativa]

6 comentários:

  1. "Deus somos nós mesmos..."
    Vou nem discutir... ¬¬
    Sem tempo para isso.

    ResponderExcluir
  2. Boas!

    Adoro este blogue

    Podes adicionar o meu aos teus links sff?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/

    Obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que Deus seja um conceito que cada um estabelece, à sua maneira, isso aí pertence ao campo das religiões, estas sim são humanas - terrivelmente humanas... existem muitos deuses por aí e creio que o deus mais bajulado é o deus eu, até mesmo uma religião serve direta ou indiretamente para massagear o ego (ou torturar). Mas Deus, o autor da vida, é maior. Bem maior que não cabe nas minhas explicações limitadas, não consigo imaginar minha vida sem ele, a melhor maneira de saber quem é Deus é lendo a bíblia. Eu entendi que Deus simplesmente nos ama com um amor que não muda e nem oscila ao sabor das mudanças que acontecem em nós e à nossa volta. A cruz do calvário é a maior prova desse amor eterno de Deus para conosco.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Adoro assuntos que envolvem religião e culturas =D. Deus, pra mim, é o que tem de bom nas pessoas, a religião é apenas uma fantasia.
    Não acredito em céu ou inferno, e acho que as pessoas deveriam todas não acreditar. As pessoas devem acreditar na terra, nas pessoas, caminhar todo mundo para a felicidade. Não creio que quando morrermos iremos para uma fila, azul e vermelho, céu inferno, acredito que tudo simplesmente se apaga, acaba. Por isso temos que agir em conjunto pra viver bem os poucos anos de vida que temos. Isso é Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: