quinta-feira, 14 de abril de 2011

O cemitério dos beija-flores


O cemitério dos beija-flores

Toda tarde quando sua mãe ia cochilar após o almoço aquela dócil garota saía pelo quintal de casa atrás de beija-flores. Ela sempre atravessava o terreno em direção à mata até chegar numa enorme área verde, cheia de árvores e pequenos animais. Num determinado trecho havia uma pequena clareira, no chão pequenas placas quadradas confeccionadas pela garotinha, cada uma tinha um nome dado por ela aos passarinhos ali enterrados. Os nomes não eram aleatórios, e eram atribuídos minutos antes do enterro.

Ela tinha um ritual, às vezes saía com seu estilingue e dava um tiro certeiro num beija-flor, sem dó. Depois levava-o até a clareira e enrolava-o num papel com seu novo nome, enterrando-o ainda agonizante. Terminado o procedimento ela sentava à beira dos mini-túmulos de beija-flor e contemplava-os com certa melancolia, curtia o luto de sua morte. Muitas vezes levava flores, conversava com os passarinhos mortos, chorava lágrimas secas e silenciosas. Não parecia se arrepender do que fazia, ao contrário, aparentava certo alívio e convicção de que aquilo era justificável. E depois voltava pra casa, sorridente como qualquer outra criança de sua idade, disfarçando seu sadismo por detrás de um olhar dissimulado.

Sua mãe não sabia do seu ritual, nem do seu cemitério de beija-flores, era algo que só pertencia a ela e poucos amigos tiveram a chance de conhecê-lo, ainda assim só o viram uma única vez. Um dia ela resolveu levar uma amiguinha da escola pra conhecer seu cantinho. A amiga, chamada Lorena, estava entusiasmada em conhecer "a mata" de que tanto ouvira falar, mas não sabia ainda ao certo o que a aguardava. A amiga adorou conhecer aquele lugar cheio de verde e quando chegaram na clareira a menina anunciou a ela que apresentaria o seu famoso cantinho, "o cemitério dos beija-flores".

Lorena achou que fosse brincadeira, mas quando viu a menina acertar um beija-flor e pegá-lo na mão ainda ensanguentado ela ficou um pouco nervosa. A menina então disse que não gostaria de machucá-los, mas precisava fazer esse sacrifício para tê-los eternamente pra si. Ela disse que se tratava de um impulso incontrolável e perguntou a Lorena se seria um pecado Matar passarinhos. Lorena estava intimidada pela situação e por isso não quis discordar da menina, julgou que não deveria ser nada muito grave matar aquele ser.

A menina concordou com Lorena, a morte não poderia ser algo tão grave diante de uma motivação tão nobre -pelo menos no seu ponto de vista- que era tê-los eternamente pra si, cativos. Depois disso ela olhou fixamente nos olhos da amiga e disse que fazia o mesmo com as pessoas que amava, os beija-flores apenas serviam de representação de tais pessoas. Disse ainda que enterrava cada pássaro com o nome da pessoa que representavam, em seguida mostrou-lhe uma placa com o seguinte nome: LORENA.

Não se sabe se era uma brincadeira de mal gosto pra assustar Lorena ou se a menina falava sério, o fato é que Lorena sumiu da cidade naquele mesmo dia, no colégio ninguém mais a viu, na sua casa todos choram e rezam querendo tê-la de volta, eternamente. Ninguém sabia o que estava havendo, crianças sumiam de repente. E enquanto isso a menina continuava seu ritual, todas as tarde ia ao cemitério dos beija-flores "curtir" o luto e compartilhar seus momentos com aqueles eternamente cativos.

NOTA: A história é mórbida, eu sei, ela 'veio' depois que eu assisti a uma cena do filme "O pecado de hadewijch" em que uma moça pega na mão um beija-flor. Aí pronto, veio isso tudo. Claro que eu baixei o filme pra saber como o danado do passarinho foi parar na mão dela (aposto que não tem nada a ver com minha história) mas nem assisti ainda.

[Mente Hiperativa]

4 comentários:

  1. MH, tenebroso rs rs rs li até o final imaginando o que daria esta história. Confesso que fiquei pensando que é assim que começa uma mente diabólica rs rs rs.
    Gostei, camarada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Tenho em minha casa um cachorrinho de pelúcia, cada vez que alguém me faz raiva, enfio nele um alfinete. Ajuda a aplacar a minha ira.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Pobres beija-flores e pobre da lorena que sumiu muito morbido isso MH, você é mesmo um menino de mente fértil.
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Ah que perversa essa menina, tadinhos dos beija-flores =(
    beijos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: