domingo, 3 de abril de 2011

Preciosa


Preciosa

Impressão que tive do livro "Preciosa", escrito por Sapphire

Primeiro eu assisti ao filme e depois, por acaso, achei o livro e comprei pra ler. Pensei "se o filme foi tão bom o livro deve ser melhor ainda", e geralmente é assim. Na minha opinião o livro é Excelente, porém como oscila entre as vivências da Claireece Precious Jones e suas anotações no diário da escola, eu achei que a narrativa ficou um pouco lenta pra o meu ritmo agoniado.

A história sem dúvida é Fantástica, um misto de sofrimento intenso e superação. Preciosa é obrigada a largar a escola cedo pois está grávida. Grávida do próprio pai. E não é o primeiro filho que teve com ele, é o segundo. Achou pouco? O primeiro nasceu com síndrome de down, e é criado pela vó, só vem pra casa no dia em que a assistente social vai fazer as visitas que garantem o recebimento de um crédito pelo governo.

Preciosa é estuprada pelo pai, intensamente humilhada e violentamente espancada pela mãe, às vezes até estimulada sexualmente por ela, de uma forma repugnante e absurda. Sua mãe lhe diz o tempo todo o quanto ela é insignificante, um lixo, uma porca, burra, ignorante e incompetente. Essa é a história de uma garota negra e obesa, reprimida, sufocada, que tem sua auto-estima em valores abissais e nunca recebeu carinho de seus pais, ao contrário, estes sempre foram hostis e nojentos com ela.

Em algum momento ele pensa alto e diz que queria morrer, mas nem isso sabe fazer, então vai seguindo adiante, do jeito que dá. Ela praticamente não tem vida, apenas passa os dias.

Preciosa é uma garota que não teve o direito de sonhar, sua vida sempre foi dura demais, não recebeu amor e atenção dos pais. E como isso lhe fez falta... Na escola ela sempre foi motivo de piada, nunca soube o que era ter amigos, não sentia amor por ninguém. Mas como poderia amar se nem sabe o que é isso, se nunca recebeu isso em casa?

Depois de muito sofrer na vida, e quando digo muito é muito mesmo, um anjo paira na vida de Preciosa, ela recebe ajuda de uma professora e a partir daí sua vida começa a mudar. Preciosa aprende que ela tem um valor, ela aprende a se amar e então presenciamos -como o próprio subtítulo do livro sugere- o nascimento de uma alma. Preciosa é uma história de esperança, de transformação (talvez por isso na capa do livro ela esteja com asas de borboleta) repleta de emoções fortes, pra quem tem estômago.

Várias passagens do livro me chamaram a atenção e gostaria de poder compartilhar todas, mas como não dá eu comentarei somente uma, simples, foi no dia em que uma amiga da nova escola lhe dá um abraço. Preciosa diz que jamais alguém havia lhe dado um abraço, que ela nunca soube o que era aquilo e ficava até sem jeito diante de tal ação inesperada. Nunca havia recebido carinho, sexo pra ela era uma coisa suja e forçada, era coagida àquilo. A descoberta da amizade foi uma das mais belas no livro, da amizade e tudo que vem junto, o amor, o carinho, a atenção.

Vale MUITO a pena ler essa obra.

Nota: A protagonista, Gabourey Sidibe, é fantástica no papel da personagem e a mãe dela no filme é Queen Latifah, então dessa é que nem preciso falar, pra mim uma das melhores.

[Mente Hiperativa]

3 comentários:

  1. o filme é extraordinário! e Claireece Precious Jones é um grande exemplo, uma grande capacidade de sublimação! potencialmente forte...uma historia q traz mts ensinamentos!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme, é simplesmente fantástico!!! A interpretação da atriz Gabourey Sidibe consegue nos fazer sentir a dor que a personagem sente em muitas passagens do filme. Ainda não li o livro, mas é um que já entra para a lista de leitura!! beijo!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: