sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como dizer a um paciente que "Não há mais o que fazer" ?


Como dizer a um paciente que "Não há mais o que fazer" ?

Essa é a dúvida que todo estudante de medicina tem, e talvez muitos médicos ainda tenham.

Outro dia reencontrei um amigo que não via há muito tempo, conversamos sobre vários assuntos e de repente ele me diz que o seu pai morrera há dois dias. À princípio estranhei a sua apatia diante de tal notícia, ele não parecia tão abalado quanto alguém que perde o pai. Então ele me explicou que o médico havia dito À FAMÍLIA que ele estava com um câncer de pâncreas (um dos piores) em estágio avançado, de forma que não havia tratamento satisfatório que pudesse salvá-lo. O médico deu-lhe dois meses de vida, que de certa forma "preparou" a família pra tamanha perda. O seu pai, embora não soubesse do tal prazo de vida, suspeitava que estava morrendo, à cada dia sentia-se mais fraco, até o dia em que dormiu e não acordou mais. A morte acabou sendo o alívio pra um intenso sofrimento.

Alguns dias depois numa aula de saúde da mulher o 'médico-professor' levou um grupo de estudantes à enfermaria de ginecologia onde estavam internadas algumas mulheres com os mais diversos tipos de enfermidade. De repente nós entramos num dos quartos e ele nos fala na frente da paciente:
"Essa paciente tem um câncer que vai do púbis ao apêndice xifóide, portanto enorme. Não há mais nada o que fazer com ela, então mandaremos ela pra casa amanhã. Ela já sabe da sua situação."
Sua situação significa que ela vai pra casa morrer; o médico dizia aquilo com tanta naturalidade, falava como se a paciente nem estivesse ali no ambiente, ou como se ela fosse ir pra casa e viver mais 40 anos. E não era o caso, ela estava com os dias contados. Eu até entendo que realmente ele não podia tratá-la ou curá-la, mas soa estranho falar da morte assim como se fosse uma gripe. Ou será que essa é a melhor forma de encará-la, como uma coisa natural ? Eu não sabia nem como agir naquela hora diante da paciente, se com pena ou compaixão, se dizia algo ou se ficava calado.

E quando for a minha vez de dar tal veredicto ? Quando chegar um paciente no meu consultório com um diagnóstico sem tratamento, à espera da morte, como eu vou dizer isso a ele ? Como dizer que alguém que ele está Literalmente com os dias contados ?
Nota: Uma vez meu colega Otávio, futuro geriatra, perguntou a mim se eu conhecia algum livro que ensinasse como comunicar tal notícia ao paciente. E eu lhe respondi "não conheço, acho que não tem, porque você não escreve um pra ajudar os futuros estudantes e profissionais ?". Poisé Otávio, estamos aguardando ansiosos.

[Mente Hiperativa]

4 comentários:

  1. E tem realmente de dizer? Acho que não. Em que isso vai ajudar o doente? Basta preparar a família. Não precisa mentir, basta omitir.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Existe sim um livro, chama-se "Comunicação tem remédio". Mostra várias técnicas de comunicação para as mais diversas situações enfrentadas pelos profissionais de medicina. Att. RM

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Carlos. Mesmo se existir tal livro, é fato que somente o "contato com a morte" nos preparará para ela. Estranho isso. Acredito que será difícil, não apenas para a família ouvir isso, mas principalmente, dizer tal situação. Eu não sei como agirei, quando este momento chegar. Confesso que o temo, mas tenho a plena certeza que, sem aviso prévio, ele chegará e alguma atitude deverá ser tomada. Como estaremos?

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo, ando pensando no mesmo que vc, no futuro quando eu estiver frente com esta profissão, como vou reagir?, como passar esta notícia para os familiares?, ser fria não é o meu forte.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: