terça-feira, 24 de maio de 2011

Inutilia truncat


Inutilia truncat

Como a areia que escorre por entre os dedos, assim são os bens materiais em nossas vidas.

Domingo à noite eu estava dando plantão na maternidade Bandeira Filho, entre um parto e outro ficava na sala dos médicos conversando banalidades, dentre tantos assuntos chegamos na famigerada e insaciável tecnologia. O médico, neonatologista, usava um aplicativo no seu moderno iphone3 quando meu amigo, também estudante de medicina, perguntou se o aparelho era bom. Mas pra que ele perguntou isso, o médico se empolgou! Ele comentou os diversos aplicativos do seu (incrível) iphone3. Depois disse que já teve palmtop mas que o iphone é melhor, e que vai presentear a esposa com um android (que utiliza a base do linux), espécie de smartphone semelhante ao blackberry.

Eu bem que tentei me enturmar no assunto mas foi difícil, apesar de eu pertencer à nova geração eu não sou obssessivo por tecnologia, sei usá-la muito bem, não sou um homem das cavernas, mas não faço a menor questão de ter os modelos mais recentes de aparelhos telefônicos e computadores, até porque ao sair da loja já há outros MAIS modernos que o que eu acabei de comprar. Eles sempre estão ultrapassados e criam essa neura de que você PRECISA se atualizar e estar por dentro das "novidades do mercado".

Pois bem, depois de falar dos aparelhos ele emendou nas redes sociais, em específico no twitter. Eu NUNCA tive twitter, não sei como funciona, nunca nem acessei o site dele e também não faço a MÍNIMA questão de conhecê-lo. Eu disse ao doutor que achava muito inútil, perda de tempo, e ele tentou -em vão- me convencer de que existem perfis úteis como por exemplo o que informa em tempo real onde estão as blitz da lei seca em Recife. Tudo bem, tive que concordar que um em um milhão de perfis pode ter alguma utilidade, mas isso não me convence a criar um perfil e perder meu precioso tempo procurando tais raridades.

Bom, como eu disse eu nunca tive um twitter mas só de ouvir o celular do meu irmão tocando 15 vezes em um minuto com atualizações de redes sociais eu já me irrito, nem por uma namorada eu gostaria de ser bombardeado de torpedos a todo o instante. NÃO, obrigado, eu estou muito bem sem twitter. Sempre tive convicção de que essas redes sociais chegaram pra resolver problemas que sem elas nós não tínhamos. A mídia e os amigos tentam lhe mostrar que você PRECISA ter um perfil na rede tal, mas são necessidades fictícias, criadas, manipuladas, que não existem de fato.

No meio da conversa com o médico o meu celular toca, peço licença e me retiro com meu aparelho que custou 80R$ e não tem nem câmera. Depois que saio da sala começo a rir feito um besta, o médico certamente me achou um homem de Neanderthal... Ele estava falando do que há de mais moderno na telefonia móvel e eu arraco do bolso o dalai lama dos celulares.

Eu tenho condições de comprar um aparelho ultramoderno, aliás hoje em dia quem não tem? É só dividir em infinitas vezes no cartão... Mas não tenho esse desejo de possuir o suprassumo de Bill Gates ou Steve Jobs.

Inutilia truncat, foi o que me veio à cabeça.

Aprendi essa expressão no colégio, minha professora de literatura, Miriam Gonçalves, explicou que os poetas árcades cortavam o inútil da sua poesia, o supérfluo da sua vida, o que não era necessário e apenas servia de floreio, de enfeite, e carregava a poesia com um peso desnecessário. Talvez seja isso que faço na minha vida, às vezes com esforço, às vezes sem nem perceber. Porque eu deveria criar em mim necessidades que não existem? Porque alimentar uma neura por informação constante e interminável?

Não tenho a utopia de que dá pra viver sem tecnologia, mas também não cultivo nem cultuo os excessos desnecessários, me irrito com aquelas mensagens constantes de atualizações inúteis que você poderia dormir sem saber. Prefiro meu aparelho simples, minha vida tranquila e desprovida de um bombardeamento de inutilidades, tô muito bem assim.


[Mente Hiperativa]

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. Eu também não sou nada tecnológico, aliás o que pode me estressar elimino da minha vida. É claro que não consigo fazer isso com tudo, mas com boa parte sim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. tecnologia.. às vezes me irrito, um dia tudo isso não servirá pra nada .. quando esse dia chegar todos nós estaremos sem avanço algum.

    ResponderExcluir
  3. hehehe... Mesmo assim eu quero um Iphone haahahahha... :P

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: