quinta-feira, 19 de maio de 2011

O bom selvagem no divã


O bom selvagem no divã

Hoje o bom selvagem está no divã, deprimido e angustiado, procurando o seu lugar na sociedade.

Será que existe lugar para o bom selvagem na sociedade contemporânea?

Todos os dias ele acorda cedo pra encarar mais um árduo dia de trabalho, mas não reclama disso pois gosta de ajudar, de dar o melhor de si, de servir ao próximo, se sente satisfeito em poder ajudar a enriquecer a comunidade em que vive. O grande problema é que muitas vezes se sente sozinho nessa empreitada, não reconhece outros bons selvagens que o ajudem. E se não bastasse a solidão ainda há uma coisa pior, surgem a todo momento os oportunistas pra atrapalharem ou mesmo impedirem que ele faça seu papel com dignidade, isso sim contribui pra desanimar incisivamente qualquer bom selvagem, sugando suas energias e o deixando fraco.

O bom selvagem está desiludido com a sociedade corrompida, está cheio de ver tanta trapaça, desunião, egoísmo, falta de caráter, individualismo e ausência de valores morais...
Ele tentou, e como tentou, mudar as pessoas ou pelo menos transformá-las em parte, torná-las melhores, agregar valores morais e éticos, mostrar que apesar de tudo vale a pena lutar, mas mesmo assim não aguentou continuar bom numa sociedade tão ruim, podre, nojenta, egoísta e hipócrita! Até ele cansou, cansou de tachado de besta, burro, otário e outros apelidos nada generosos. Cansou de servir aos outros e não constatar melhorias, de não ver os valores que tanto valoriza se multiplicarem diante dos seus olhos, pobres olhos tristes.

Depois de tanta decepção o bom selvagem chegou a uma conclusão: " A sociedade não valoriza a honestidade, mente quem o diz, a sociedade cobra e exige RESULTADO. A sociedade é Maquiavélica, quer os fins e não importa os meios que se utilizem."

De que adianta ser o bom selvagem? De que adianta remar contra a maré?

O que será do bom selvagem? Será que ele vai se corromper? Manterá seus princípios mesmo sob intenso sofrimento? Ou fundará uma nova corrente de pensamento, o selvagelismo, em que se prega o retorno aos valores naturais?

O que será de você, bom selvagem?
Será que há espaço pra um bom selvagem na nossa sociedade contemporânea, competitiva, em que as pessoas esmagam as outras como se estivessem montadas num trator à 300km/h?

Nota: No recôndito da alma

[Mente Hiperativa]

3 comentários:

  1. Acredito que quem tem caráter, não se deixa corromper por maus exemplos. A gente vai ficando desiludido, cansado com tanto desamor, mas no fundo, ainda acreditamos que um dia tudo pode ser diferente. São as pessoas do bem que ainda mantêm um certo equilíbrio, senão o mundo já havia sucumbido. Vale a pena continuar tentando.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Talvez o bom selvagem continue lutando, embora a maré esteja sempre em sentido contrário. Chora, avança, recua, caminha, corre... Mas, o coração valente braveja por dentro, mesmo que as intempéries digam que não. Mesmo que sozinho, na sua caminhada, perceba quanto o mundo é sujo e perverso. Mesmo que pendurem sua cabeça para ser guilhotinado... ele acordará, agradecerá por mais um dia, erguerá sua cabeça perante olhos dissimulados e hipócritas, virará as costas como se aquilo não estivesse ocorrendo, mesmo com tanta dor, tanta tristeza, continuará remando, lentamente, friamente, sozinho no horizonte chamado vida. Remará, forte, com o propósito de alcançar uma outra margem, serena, tranquila... passageira e com uma brisa suave que momentaneamente sirva como bálsamo, acalentador... Olhará para seu passado e verá que, embora tanta iniquidade, alguma semente foi plantada. Se germinou, ele não sabe. Se deu frutos, também talvez nunca o saberá. A verdade é que o que faz o bom selvagem continuar sua longa jornada é a certeza de que um dia terá sido lembrado, por muitos ou poucos, isso não importa. Valerá a pena ter sido lembrado por ter lutado por um mundo um pouco melhor!

    ResponderExcluir
  3. A noite sempre passo no Wanderley e vim espreitar o amigo a quem ele homenageia com lindas fotos das Minas Gerais - muito lindo!
    Aproveito pra seguir o bom selvagem no divã rsr
    desiludido nao , hiperativo!
    abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: