sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conhecer-se



Conhecer-se

Por muito tempo insistiu que ainda havia amor, mesmo sabendo que ele já tinha morrido faz tempo... Sentiu medo de ficar só, medo de ter que encarar o próprio reflexo no espelho, medo de ter que definir a própria identidade, e de todas as questões que viriam por ocasião da separação. Um dia o namoro enfim acabou, e embora tenha sido feito de tudo pra levantar aquele amor-defunto que insistia em fingir-se vivo, não teve jeito, chegou o momento de encarar e sentir a inevitável dor da solidão.


E deve doer bastante, tendo em vista a quantidade de pessoas que fogem desse encontro como o diabo foge da cruz. Há tantos que vivem uma relação de fachada, sem respeito, sem amor, sem perspectiva, por simples acomodação, por praticidade, por medo, quantos? Muitos se mantêm em relacionamentos acabados, esgotados, pelo simples pavor de ter que encarar a solidão, de ter que repensar os pontos de vista, o modo de vida, as próprias condutas.


Acabar uma relação e ficar sozinho é sempre tempo de pensar e, sobretudo se REinventar. No fim fica só você, sem o outro, sem aquela extensão, aquele apêndice que te completava. E sem essa companhia você deixa de ser um casal pra ser apenas você mesmo, com idéias próprias e muitas decisões a tomar sozinho, sem ter que ouvir o outro, mas tendo a obrigação de arcar com as conseqüências das próprias escolhas. Isso pode ser bastante difícil.


Quando a relação acaba imergimos num mundo de questionamentos, “Quem eu realmente sou, sem as limitações que o outro – de certa forma – me impunha?”, “Do que realmente eu gosto?”, “O que eu poderia fazer e que antes abria mão pelo outro?”. São muitas questões a serem pensadas, tantas que boa parte das pessoas prefere emendar uma relação na outra sem que aja tempo pra esse vazio existencial. E nessa situação onde fica o EU? Como pode amadurecer aquele que não tenta se conhecer plenamente?


Somos todos humanos, cheios de medo e desejo, sofremos por amor, e pela falta dele, sofremos pra amadurecer, e sofremos por resistir à maturidade. Não devemos nos privar do que é humano, e às vezes precisamos sofrer pra poder compreender o sentido da existência, a dor pode nos ensinar a amar verdadeiramente, do jeito “certo”. Além do mais, dilemas existenciais não podem ser divididos, tem que ser ‘sofridos’ secretamente, individualmente, afinal cada existência é perfeita e única. Então porque tanta resistência em se conhecer?


[Mente Hiperativa]

3 comentários:

  1. adorei seu post. Você escreveu MUITOOOOOO BEMMM com muita intensidade. Com qualidade...
    algumas frases me marcaram muito...pela sua força que repercutiu no meu consciente. Amor-defundo...finge-se de vivo...iSSO É FORTE! BEM FORTE!

    Gostei da escrita, depois posso postar no meu blog?

    ResponderExcluir
  2. Oi,MH!Pois é tem gente que não consegue ficar 5 minutos sozinha, não consegue ficar em sua própria companhia quer ter sempre por perto um apêndice mesmo que seja para ser infeliz acham melhor isso do que se encarar no espelho,fazer o que né?São escolhas.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. oLÁ!!PARABENS PELO BLOG... Tens o don da escrita.
    Seu texto é muito bom e gostaria pedir para complementar com uma reflexão....

    Não podemos confiar em nós mesmos sem nos conhecermos.

    O autoconhecimento é importante para tudo na vida e requer um constante exercício diário de reflexão.

    Quem não se conhece não se ama, não muda, não se desenvolve, não cresce.

    Aquele que não conhece a si mesmo dificilmente terá um bom relacionamento com os outros, causando conflitos ao projetar no outro aquilo que está dentro de si, mas nega.

    O caminho mais indicado para elevar o autoconhecimento é o diálogo interno.

    É isso mesmo, conversar consigo mesmo.
    As pessoas querem falar, serem ouvidas, mas não se ouvem.
    É preciso aprender a ouvir a própria voz, que ora vem do coração, da alma, ou seja, suas emoções; ora de sua mente, sua razão.

    Só quando ouvimos razão e emoção conseguimos atingir o equilíbrio.
    A auto confiança esta relacionada com o autoconhecimento...
    VOCE CONFIA EM QUEM NAO CONHECE.
    bjs querida e obrigada

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: