domingo, 11 de setembro de 2011

Vergonha de ser humano!


Vergonha de ser humano!


Hoje é mais um 11 de setembro, mais um dia em que os Americanos ( e porque não, o mundo) choram o triste evento ocorrido no ano de 2001, aquele chamado de "o maior atentado terrorista de todos os tempos".

Nesse dia eu não consigo compartilhar o sentimento da maioria das pessoas, eu não me sinto triste, mas sinto vergonha. Não quero ignorar o sofrimento daqueles que perderam alguém querido nesse dia nem quero minimizar tamanha catástrofe, mas nesse dia eu tenho nojo de compartilhar a condição humana.

Será que por acaso os Americanos choram nos dias 6 e 9 de agosto? Alguém se recorda? "Little boy" e "fat man" mataram, respectivamente, 140 e 80 mil pessoas, isso sem contar os TANTOS que morreram de câncer nas décadas seguintes...

Qual foi o maior atentado terrorista, as bombas de Nagasaki e Hiroshima ou o atentado às torres gêmeas? Ou o holocausto? Como se mede o maior atentado à humanidade? Em números? Em grau de atrocidade? Ou em grau de DESnecessidade?

Certamente o atentado de 11 de setembro foi a maior ferida no orgulho Americano, mas não tenho certeza de que tenha sido o maior ataque terrorista.

Por essas e por outras que nesse dia eu tenho vergonha de ser humano. Não pode ser, não acredito que eu seja um homo sapiens como eles, não posso ser um deles, talvez eu seja de outro planeta, e esteja perdido por aqui...

[Mente Hiperativa]

3 comentários:

  1. Mas acho que a única saída segura para nosso mal é encará-lo enquanto tal. Certamente é vergonhoso e nauseabundo, mas faz parte do que somos. Acredito que apenas essa constatação pode nos libertar, ou pelo menos, nos guiar, em meio a "tempos sombrios". Seja como for, a maioria dos monstros cometem suas monstruosidades por um "bem maior", veja Hiroshima e Nagasáqui.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco eu acho que os americanos usaram esse atentado como mais uma cartada para se colocar no topo das coisas. Eu penso assim, pessoas morreram, familias sofrem, isso é muito triste. Mas esse caso só teve essa repercussão lendária que teve, porque foi em Nova York, no edifício maior do mundo e etc. Se fosse um prédio com o dobro de metros do WTC, com o dobro de vitimas, mas lá em Rio Branco no meio de Acre, o assunto não tinha durado dois anos e olhe lá.

    Ah, esse assunto é bem chato de se formar opinião.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: