sábado, 23 de julho de 2011

Vida e morte - até onde devemos lutar?

Vida e morte - até onde devemos lutar?

O curta-metragem 'A senhora e a morte' mostra, de uma forma divertida e inusitada, a luta que ocorre diariamente entre a equipe médica e a dona morte na sala de cirurgia, UTI e emergência hospitalar.



Como sabemos o médico não tem o poder de reverter a morte, mas pode usar de artifícios para que a mesma não ocorra, pode tentar evitá-la, adiá-la. Mas até que ponto ele pode/deve fazer isso? Afinal em algum momento o paciente precisará morrer, e médico algum poderá evitar esse desfecho. Até onde devemos insistir na vida?

Às vezes me pergunto -e essa questão é meio obscura- até quando devemos lutar pela vida do paciente? Quantas reanimações devemos proceder até que a luta seja dada como perdida? Por quanto tempo devemos prolongar uma vida vegetante? Devemos deixá-lo 'vivo' através de equipamentos, sem falar nem comer, sem reagir, como uma samambaia? Isso é mantê-lo vivo? Ou devemos aceitar que chegou sua hora e deixá-lo partir em paz?

Quando me faço essa pergunta [até onde devemos lutar?] logo uma resposta surge de imediato na minha mente, penso que devemos sempre lutar até o fim. Como profissional de saúde e amante da vida eu a valorizo e acredito que ela mereça todo o esforço e garra, mas de que forma podemos saber com clareza que é chegou 'o fim'? Como vamos saber que é a última chance se não tentarmos novamente???

Lembro-me da cena de um filme em que o médico perde o paciente na mesa de cirurgia. A equipe tenta diversas reanimações, mas depois de certo tempo dão a luta por perdida, o médico no entanto permanece de forma insana e repetitiva fazendo massagens cardíacas sucessivas diante do olhar desacreditado dos colegas. Ele não aceita, mas é tarde, o paciente já dormiu o sono eterno.

Então com toda essa obrigação de salvar vidas temos uma enorme dificuldade de encarar a morte, eu sei que um dia ela virá e não tem como evitá-la. Mas quando saber que chegou a hora? Como saber que é o fim e que não adianta mais lutar?

[Mente Hiperativa]

4 comentários:

  1. É verdade! É uma questão muito difícil, principalmente quando nos é incutido a vida a todo vapor. É preciso também estarmos preparados para "permitir" a morte, mas como saberemos? Acredito que o tempo e o bom senso, talvez ambos, possam nos direcionar a tomarmos a decisão correta. Difícil!

    ResponderExcluir
  2. Oi,MH!Pois é sabe que esses dias estava lendo sobre isso até que ponto o médico tem o direito de interferir na vida do paciente.Porque dependendo do caso acho uqe chega um ponto que o paciente cansa de sofrer e para ele a morte é um alívio.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Exato, EXATO, Sibele, Você captou o que eu quis dizer. Como vamos saber se o melhor pra ele é deixá-lo ir ou lutar um pouco mais?

    Às vezes a própria luta é um sofrimento para o enfermo, além disso ninguém sabe a vontade daquele paciente que está ali desnorteado, dopado, ou até em coma. Quem sabe se naquele momento ele não quer ir embora de vez e largar tudo ou se ele quer persistir lutando pela sua vida?

    É uma dúvida angustiante, que o médico precisa decidir, não tem como fugir.

    ResponderExcluir
  4. Passei para dizer oieeeeeeeeeeee!!
    Bom domingo!!!
    Seu texto eh muito interessante mesmo!
    Eis o que mais gostei amigo Senna:"penso que devemos sempre lutar até o fim"
    Com carinho
    Marly

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: