sexta-feira, 22 de julho de 2011

Falso moralista


Falso moralista

O mundo está repleto deles.

"O que te incomoda no outro é na verdade a parte de ti que insistes em encobrir!"

Por isso duvide dos moralistas, em geral eles tentam esconder seus pecados à sete chaves e pra isso são capazes de travar uma luta diária pra não ceder aos impulsos 'humanos'. Eles condenam os outros como uma forma de condenar a si mesmos, reprimindo assim os seus pensamentos imorais; eles tentam fugir de sua natureza, tentam negar seus próprios desejos, mas é uma luta perdida pois ninguém foge do que carrega na própria mente.

O falso moralista tende a procurar uma pessoa que siga a mesma linha de raciocínio que ele pra estar ao seu lado, quer alguém que não tenha desvios, somente virtudes, não procura primeiramente o amor, mas o recato, a moralidade, os bons costumes, e espera que o amor nasça daí. Será que nasce o amor? Ou nasce o comodismo?

Ele precisa de alguém que o reprima em seus desejos mundanos, precisa de freios, quer alguém que sirva de chicote, que fique exposto na parede causando-lhe medo e adoração ao mesmo tempo, ele se impõe a chicotada diante do pensamento profano, mas não abre mão de ter o chicote por perto. Ele cria sua culpa e sua punição.

E o amor? Amar alguém é admirar suas qualidades? Ou tolerar seus defeitos? É analisar um currículo de vida? Ou senti-lo pulsar e esquecer de todo resto?

O falso moralista encontrou uma âncora, ela o segura e o impede de se jogar no mar dos prazeres, no oceano da loucura e dos desejos profanos. Ele se agarra à âncora como uma beata à cruz, como um recém-nascido ao seio materno, como um esfomeado à um prato de comida; é a sua salvação de si mesmo.

Sua fantasia não tira hora alguma, poderiam descobrir quem realmente é. Vive a fantasia de ser perfeito e correto, errados e pecadores são somente os outros. E à noite, no escuro, antes de dormir, tira sua máscara e coloca-a debaixo do travesseiro somente enquanto dorme, logo ao acordar de novo com ela encobrindo sua verdadeira face pecadora, humana.

E assim se passa por moralista, até a máscara cair.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

  1. Toda vez que visito o seu blog me surpreendo e o mais importante me inspiro, obrigada por compartilhar as suas belas palavras e pensamento.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: