quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O amargo sabor da traição



O amargo sabor da traição

Só há traição quando há confiança, primeiro você dá crédito à pessoa, investe nela, crê que ela nunca seria capaz de te fazer mal algum, e de repente quando menos espera ela usa da tua confiança pra te trair, te apunhala pelas costas sem a menor piedade. Em troca de quê? Queria entender porque certas pessoas nos iludem e depois nos causam mal, será que elas têm prazer nisso? Será sincero seu arrependimento ou tudo faz parte de um jogo sádico para obter o perdão e nos enganar novamente?

Queria ter que não vivenciar isso, mas talvez na vida seja preciso experimentar de todos os sentimentos, bons e ruins, e ao menos tentar aprender a lidar com eles. Dentre todos esses sentimentos um dos mais amargos com certeza é a traição, uma mistura de dor e profundo desgosto. Ao ser traído o primeiro pensamento que passa na nossa cabeça é "porquê ele(a) fez isso?". Talvez nunca entenderemos. Depois um profundo arrependimento toma conta de nós, e em seguida a raiva. Finalmente precisamos refletir e tomar uma atitude a respeito, e essa é a parte MAIS difícil.

Não há uma forma exata de lidar com a traição, diz-se que se alguém te trai uma vez a culpa é do outro, mas se trai duas, a culpa é sua. Então deveríamos romper a relação ao menor sinal de traição? Ou perdoar e alimentar essa condição de falta de confiança e respeito? Pra maioria das pessoas, em tese, a confiança só se perde uma única vez e nunca mais se resgata, mas será assim na prática? Quantas vezes acabamos por perdoar e somos novamente traídos? Quantas vezes a traição se torna uma rotina, uma balela, e a confiança perde sua importância na relação? Muitas vezes nos enganamos, fugimos da realidade, não queremos aceitar que somos traídos, mas infelizmente não dá pra se enganar pra sempre.

E quando se trata de uma traição amorosa, de um casal, ainda dá -com muita coragem- pra acabar o namoro/casamento e seguir a vida, mas se a traição for entre familiares? Se for um irmão, um pai, uma tia? Como lidar com esse sentimento diante da impossibilidade de romper completamente o laço que os une? É muito bonita a mensagem cristã de perdoar e oferecer a outra face, mas será que estamos preparados pra isso? Será que é tão fácil assim? E o peso de todas as consequências que isso traz? E a vida inteira de traições que pode vir a seguir?

Ainda preciso aprender a lidar com essa questão. É muito difícil.
[Mente Hiperativa]

5 comentários:

  1. Frustram-se os que criam as expectativas, lembre disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se eu vivo, se tenho sangue correndo nas veias e pensamentos na cabeça, COMO não criar expectativas??? Como não criar laços, por mais folgados que sejam? Por favor, dê-me a fórmula mágica.

      Excluir
  2. Acho que todos nós estamos praticamente vulneráveis à traição. Porque, viver em cautela por medo de ser traído, é quase tão ruim quanto ser traído de fato. Não sei, só que que não se pode deixar de viver por nenhum desses motivos.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima resposta Lucas. Não existe uma fórmula para não ser traído, há não ser que queira se isolar e viver sem contato com seres humanos. TRAIÇÃO também foi um dos piores sentimentos que já experimentei...o negócio é tentar seguir em frente, um dia o amargo passa..mesmo que demore..cada um lida com a situação de um jeito. Fique Bem =)

      Excluir
  3. tema dificil esse , eu analisaria cada caso um a um, cada historia, contexto,....nao há uma receita pronta sobre como lidar com a traiçao.

    obs: nao crucifico quem trai, nao chamo de bobo quem é traido. há muita questao OBSCENA (PARA ALÉM DA CENA) em qualqer traiçao. especialmente na traiçao feminina...

    e aquele estar no lugar daquele que trai o outro , o amante? quais suas questoes inconscientes? que especie de gozo o moveria?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: