sábado, 7 de julho de 2012

Me leve de volta ao meu tempo

 

Me leve de volta ao meu tempo

Sinto falta do tempo em que a tecnologia não possuía cadeira cativa na nossa casa, quando ela era apenas uma projeção do futuro distante, impalpável, talvez até inatingível. Hoje ela invade a nossa casa, atrapalha o nosso momento em família -ou privado- e se planta no meio da sala como uma imponente palmeira imperial. E não sai mais de lá. Chega a ser incômodo, a tecnologia é um hóspede indesejável, como aquela vizinha que não para de falar e não se manca de ir embora. Me perdoem os antenados, mas eu tenho saudade da tranquilidade dos tempos em que a tecnologia não estava presente no centro de nossas vidas.


O que eu faço com tanto progresso INdesejável? Como sair desse mundo se esse é O mundo atual? Às vezes dá vontade de mudar de planeta, ou ser um ET nesse planeta em que as pessoas enlouquecem no meio de máquinas e informações online. ONLINE, odeio esse nome, sinto angústia apenas em pronunciá-lo. 


Maldito mundo moderno!


Queria voltar no tempo, viver a época em que os casais se correspondiam por cartas escritas à bico de pena, tempo em que a moça aguardava ansiosamente o 'garoto de recado' lhe levar um bilhetinho do seu amado avisando que estaria presente logo mais para o almoço. Imagine a sensação de prazer que ela sentia, porém a ansiedade saudável de outrora hoje virou uma angústia paranóica em meio a constantes (e bombardeantes) torpedos SMS. Antes podíamos esperar e enquanto isso aproveitávamos o tempo para admirar o mundo ao nosso redor; hoje quem tem tempo pra alguma coisa? Hoje precisamos estar conectados o tempo todo. E isso é muito incoerente.


Era tão bom o tempo em que não havia telefone celular, em que as ligações não nos incomodavam a todo instante, e ninguém nos regulava à cada hora. O celular criou a falsa necessidade de ser localizado o tempo todo, as pessoas pensam que se não conseguirem falar com alguém o mundo vai acabar, e ligam 30 vezes seguidas. Além disso, ele trouxe consigo a falsa impressão de aproximar as pessoas, e assim tirou todo o prazer da espera, tornando-a algo extremamente frustrante. Queria viver num mundo em que não existissem telefones celulares. Alguém conhece algum?


Bom mesmo devia ser no tempo em que as informações eram veiculadas pelo boca-a-boca, devagar, mas com entusiasmo, no ritmo de nossas mentes, e o melhor: com filtro. A mim não agrada ter um volume imenso de notícias se nem 2% são utilizáveis ou do meu interesse, não me sinto bem ao saber que tenho que filtrar milhões de informações, e assimilar outro milhão delas. E apesar disso ainda acabo me sentindo um 'nada' por não saber um décimo do que ocorre no âmbito global, meio ambiente, atualidades, vida das celebridades, fora o imenso arsenal de crimes e novidades da ciência. A tecnologia angustia qualquer um.


Quero voltar ao tempo em que as redes sociais eram reais, e não virtuais, quando as pessoas se encontravam na praça pra trocar ideias, ou numa mesa de bar, quando fortaleciam seus laços com olhares e apertos de mão, ao invés de curtidas e compartilhamentos. Quero de volta poder olhar nos olhos das pessoas, com sinceridade, quero poder tocá-las, sentir seu sorriso. Estou farto de smiles que dissimulam lágrimas, de mensagens belas que não são colocadas em prática, de belas fotos photoshopadas que parecem mais com uma barbie do que com um ser humano. Eu quero gente de verdade, e não pessoas que fingem uma vida perfeita nas redes virtuais.

Preciso de uma vida de verdade, resgatar o poder do sentir que anda tão disperso nessa sociedade essencialmente tecnológica. De tanta superficialidade ao meu redor acabo me contaminando, e sofro sem saber porque. Não me sinto adequado nesse mundo de hoje, talvez eu seja muito visceral, não tenho microcircuitos no meu cérebro, nem raios laser nos meus olhos, não sou high-tech, sou daquele tempo em que as pessoas se olhavam nos olhos, em que não havia avatares nem second life, em que os dedos habiam feitos para tocar e não digitar. Eu sou daqueles que precisa sentir, e atrás de uma tela, sem poder sentir, eu me sinto mal, vazio, e sem saber a razão, eu adoeço.


[Mente Hiperativa]

8 comentários:

  1. Muito bom seu texto, carregado de verdades. Mas, como sou do tempo em que ainda acreditávamos, creio que podemos ter tudo ao mesmo tempo. A tecnologia e aquelas coisas que nunca poderão ser substituídas por ela. Sem perder nenhuma delas. Tirando o melhor de cada uma.

    Façamos de nossos e-mails, cartas de amor. Que chegam mais rápido sim, mas que carregam ainda o amor tal qual era há décadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem possível que o USO RACIONAL da tecnologia seja o mais indicado, porém quem consegue? Eu mesmo não consigo.

      Bjo

      Excluir
  2. Bom dia,MH!Complicado viu eu não vou mentir eu sou um tanto viciada em internet e estou tentado segurar a minha onda,mas com certeza não há tecnologia no mundo que substitua um sorriso,um abraço apertado as conversar num bar...Com certeza a vida real ainda é bem mais interessante,mas acho que nem tudo nas outras épocas era perfeito acho que isso é um pouco de saudosismo sempre achamos que antes era melhor até lembrei do filme de Woody Allen Meia noite em Paris já assistiu?
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim, fantástica a conexão que você fez... Queria estourar meu celular no chão NESSE MOMENTO.

      O bom da internet é somente que posso me comunicar com vocês, postar aqui no blog, só isso.

      Bjo

      Excluir
  3. Verdade! Pior que não temos como fugir desse mundo moderno. Apesar dos grandes avanços, estamos rodeados de assustadores retrocessos! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Pior que não temos como fugir desse mundo moderno. Apesar dos grandes avanços, estamos rodeados de assustadores retrocessos! Abraço!

    Fui eu aí em cima (Hugo)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto Senninha, concordo contigo em partes .. a tecnologia nos ajuda muito, diria que de forma geral .. e ela nos trás tanta facilidade que acabamos esquecendo das coisas passadas que eram mais trabalhosas, enviar cartas por ex .. é mt mais cômodo enviar um e-mail .. como vivemos no corre , corre .. procuramos sempre o mais rápido , o que facilite nossa vida e economize nosso tempo!!! Renata fez uma colocação bem legal, ao dizer que dar pra dosar as duas coisas, concordo!!!

    ResponderExcluir
  6. Milena, comentário de cima.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: