domingo, 15 de abril de 2012

Qual o remédio para a depressão?






Qual o remédio para a depressão?

A depressão é sem dúvida um dos grandes males do século, atinge boa parte da população em níveis variáveis e certamente já acometeu ou ainda acometerá todo o restante em algum momento delicado da vida. É inevitável, mais cedo ou mais tarde sempre bate aquela tristeza mais profunda e agressiva, que te tira as forças e a energia, suga sua vontade de viver. Ela pode ocorrer diante de uma grande perda, uma decepção, uma doença, e muitas vezes surge sem qualquer evento ou sentido aparente.

Então, falando da depressão, o que venho me perguntando recentemente é: será que é preciso sempre temermos a depressão, tratá-la com remédios, fugir dela como se foge de um monstro terrível? Será que ela é totalmente ruim e destruidora?

Ou será que ela tem algo a nos ensinar?

Quando se fala em depressão, logo uma palavra vem em mente: anti-depressivo. Porque é óbvio que pensamos numa forma prática e imediata de combater esse mal, e é assim que a mídia e a indústria farmacêutica nos ensinam, nos entupindo de remédios. Às vezes penso nos efeitos dos remédios, inúmeros e imprevisíveis, imagino todos os problemas que serão esquivados diante desse tratamento medicamentoso, as angústias que não serão sofridas, o amadurecimento que não será vivido, a experiência que não será acumulada. Será mesmo que vale a pena se entupir de remédios e se enganar, fugindo do problema e da sua verdadeira solução?

Não descarto totalmente o uso da medicação, há casos de todos os tipos, inclusive casos graves. Além disso, o remédio pode ajudar bastante inicialmente e evitar as famosas recaídas. Mas será que o remédio, sozinho, faz todo o efeito? Acho pouco provável que o indivíduo em depressão se cure da sua profunda tristeza e apatia diante da vida apenas com remédios que regulem sua bioquímica cerebral, afinal não somos meras máquinas secretoras de hormônios do prazer, pensamos, temos ideias, conflitos, problemas. E quando fugimos deles, não há remédio que nos mantenha bem por muito tempo.

Então no fim das contas talvez em muitos casos seja importante lidar com a própria depressão, tentar descobrir a razão, pensar, pensar e pensar, sofrer, porque isso faz parte também, e depois se levantar mais forte do que antes da queda. No fim das contas a depressão e a tristeza podem te tornar mais grandioso do que antes, mais maduro, capaz de enfrentar os próprios medos e as angústias, sabendo lidar não apenas com a felicidade, mas também com a tristeza.

E se você apenas toma remédios e foge disso tudo, o que aprenderá? Se você apenas se mantêm dopado e alheio aos seus questionamentos íntimos, evitando entrar em conflito consigo mesmo, como irá aprender a lidar com a angústia? É difícil, desse jeito mudam-se os remédios, as crises vêm e vão, e você permanece sem qualquer sentido ou rumo na vida, pois nunca saberá lidar com certas questões ou consigo mesmo.

Então eu pergunto, qual o remédio para a depressão? Aquele que te faz encarar a si mesmo ou aquele que te ajuda a fugir dessa batalha?

[Mente Hiperativa]

7 comentários:

  1. VC SE EXPRESSOU COM PERFEIÇÃO. ENQUANTO NÃO FAZEMOS UMA JORNADA INTERIOR, ENQUANTO NÃO ENCARAMOS E LUTAMOS COM TUDO QUE NOS IMPEDE DE ESTAR BEM, NÃO APRENDEMOS A LIDAR COM ISSO QUE ENTITULAM DE DEPRESSÃO. NÃO SEI. NÃO SOU FORMADA EM MEDICINA OU PSICOLOGIA. SÓ SEI QUE REALMENTE REMEDIO SOZINHO NÃO RESOLVE. ELE AJUDA QUANDO A "COISA TÁ BRAVA". PARECE QUE DÁ UM SUPORTE PRA GENTE NÃO DESMORONAR DE VEZ. MAS A DOR, A ANGUSTIA, A TRISTEZA MAIS TRISTE QUE A PROPRIA TRISTEZA, A BUSCA DA MORTE PRA TENTAR CURAR A DOR, ESSA EU VENCI TOMANDO O REMÉDIO, MAS NA TERAPIA. TALVEZ ELES SEJAM ALIADOS, PELO MENOS PRA MIM FOI A PARCERIA QUE DEU CERTO. EU ESTOU AQUI. COM MUITA VONTADE DE VIVER, TENDO CORAGEM DE FALAR DAS MINHAS FRAQUEZAS. DESCOBRI QUE AI É UM DOS LUGARES ONDE A MINHA FORÇA SE RENOVA... NA CAPACIDADE DE ENCARAR DE FRENTE E ACEITAR COM HUMILDADE AS MINHAS FRAQUEZAS. AFINAL ELAS FAZEM PARTE DE MIM , MAS NÃO SOU EU... EU SOU MUITO MAIS, ELAS NÃO ME VENCEM MAIS. GOSTARIA QUE TODOS QUE VIVENCIAM AGORA O QUE PASSEI ENCONTRASSEM O CAMINHO DE VENCER... DE SE SUPERAR... DE ESTAR BEM...
    (ACHO QUE EU FALO DEMAIS KKKKKK....S)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não fala demais, está dando seu testemunho e isso é tão bom não só pra você mas também pra outras pessoas que passam/passaram por algo parecido.

      Quando estamos na pior, pensamos que só nós sofremos e temos problemas, mas todo mundo vive seu momento ruim na vida, é preciso aprender a lidar com eles, pois não ocorrerão somente uma vez.

      Beijo e tudo de bom!

      Excluir
  2. 1- são textos como esse seu que me fazem dizer o quanto você será um otimo analista, se assim o quiser ser.

    2- sao textos como esse seu que me fazem ainda ter alguma esperança frente a nossa medicina de hj, porque vc mais do que ngm deve ver em sua sala de aula, professores e alunos que pensam de forma pre historica apenas em diagnosticar e medicar, como se o fim em si mesmo fosse a cura! parabens dr. Senna , vc me ajuda a sempre elaborar uma retificaçao subjetiva sobre a medicina!

    ResponderExcluir
  3. agora gostaria de comentar o texto levantando algumas questoes, pensemos no significado de depressao, segundo a etimologia da palavra depresão é um abaixamento do nível de pressão, ou seja avaixa-se a pressao, eu trocaria aqui pressao por pulsao- seria o (de- ausencia, caimento) (pulsao- vida energia).

    Penso que hj com o capitalismo e a sociedade hedonista pos moderna a depressao se tornou igual a uma gripe, quase todos tem e o que fazemos é medicar pra q ela passe lgo e agente volte a ser maquinas de produçao na grande roda capitalista.

    Penso inclusive que a questao dos remedios está para essa ordem atual do consumo - compramos TUDO e PORQUE NAO COMPRAR A CURA PRA DOR DA DEPRESAO, é so pegar o remedio e - (doril, a dor sumiu!)

    Mas, o que causou a dor? Há ngm pensa nisso, isso consome MUITOO TEMPO , muito dinheiro ( com analise) e pode inclusive nos colocar diante de nossos montros.

    Por isso que eu gosto tanto da PSICANALISE sabe, pq a analise nos ajuda nao a passar o sofrimento, mas a pensar sobre, confrontar ele, entender de onde ele vem, nos ajuda a sair do lugar de assujeitados ao outro, a socidade, ao capitalismo e no lugar de comrpar a cura penso que PAGAR UMA ANALISE É PAGAR O PREÇO DE SENTIR A DOR, mas de sair dessa experiencia o suficientemente forte para lidar com as dores da vida!

    Claro, tem casos q até pro sujeito começar a pensar em si mesmo, em sair da lama ele precisa da medicaçao, nem que seja o ultimo recurso , como o do barão que se puxou pelos cabelos, mas pra ter a força de se puxar pelos cabelos é preciso cuidar de si, investir em si mesmo.

    Minha analise me fez pensar essas questoes, o que acha delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você está COBERTA de razão, é bem por aí, o encaramento da situação, dos próprios medos e limites, o conhecer-se a si mesmo através da psicanálise. E o papel dos remédios, bem, não é totalmente repugnante, porém não é 100% mandatório como se divulga por aí na sociedade.

      Gostei muito do seu comentário ;)

      Excluir
  4. Perfeito teu texto! Essa visão holística do ser humano faz toda diferença na atuação médica. A depressão é um mal que pode ser o fim da vida de uma pessoa e enxergar essa doença como algo maior que a diminuição de neurotransmissores vai ser uma ajuda ainda mais significativa, certamente esse organismo vai secretar as substancias devidamente porque a sua mente também está sendo tratada. É um trabalho em conjunto, a medicação é fundamental, só que é na terapia/análise que é possível fazer a travessia de si mesmo para resolver certos problemas, ou ao menos conviver pacificamente com eles. É um enorme desafio, mas é importante que se faça!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: