sábado, 31 de março de 2012

A luta nossa de cada dia


A luta nossa de cada dia

Ao estudar medicina constato que vivemos na iminência de morrer, que nosso corpo é na verdade um arsenal de armadilhas e falhas que poderiam facilmente nos levar à morte em poucos segundos, parecem apenas esperar determinado gatilho (estresse, má-alimentação, sedentarismo) para nos nocautear com um AVC. A morte nos espreita o tempo todo.

Digo isso porque todos nós certamente temos inúmeras variações anatômicas predisponentes às doenças mais diversas, somos invadidos constantemente por incontáveis tipos de microorganismos ávidos por colonizar nossos tecidos mais variados, sofremos quedas e machucados, ingerimos tóxicos, gorduras, e outras substâncias nocivas, sobrecarregamos nosso coração, rins, cérebro, fígado, isso sem falar em tantas outras mazelas que QUASE se instalam em nós a cada momento. E, apesar disso tudo, estamos todos aqui, vivos.

Porque será?

Eu não saberia responder com exatidão, alguns falam a respeito da eterna luta pela sobrevivência, pulsão de vida, instinto, energia vital, natureza, Deus... Seja o nome que for, penso que algo move cada célula do nosso corpo a lutar pela vida, a prosseguir, vibrar, defender, lutar, vencer, e isso nos mantém vivo dia-a-dia, mesmo que não queiramos, mesmo que não pensemos nisso, é algo inerente à nossa vontade, é automático, autônomo, uma energia que não nos pede permissão pra seguir adiante, apenas segue e nos mantém vivos.

Diante disso tudo, dessas micro-batalhas travadas a cada segundo dentro de nós, muitas vezes ignoradas, quase sempre impossíveis de se observar, muitas pessoas fazem pouco caso da vida que têm, reclamam, abaixam a cabeça, desistem, se entregam, têm medo de enfrentar o mundo. Eles não sabem a enorme força que têm dentro de si, não sabem o poder que cada célula tem e que cada célula exerce todo o tempo pra se manter, pra renovar, pra expulsar qualquer entidade que perturbe a ordem da vida e que possa prejudicá-lo. Uma pessoa que não luta pela própria vida não sabe o valor que tem, mas precisa saber.

Quando estiver desanimado com as circunstâncias, lembre-se que seu organismo luta a cada instante pra mantê-lo vivo, que nenhuma célula se entrega, e que a batalha nunca acaba enquanto há vida. Pense que cada célula sua grita, seja um macrófago ou uma célula epitelial, ela se renova, mata invasores, se divide, e sacrifica a própria ‘vida’ por você, o tempo todo.

Então pense, o que você faz com o produto dessa luta?


[Mente Hiperativa]

15 comentários:

  1. Gostei muito mesmo desse texto, viu! Muito, muito... bastante! :) Você é bom!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi,MH!Tu sabe que eu sou tua fã né,adoro o jeito que tu escreve e essa capacidade de misturar ciência e poesia acho super bacana. Realmente tem gente que se entrega sem lutar nem um pouquinho, a gente não é ensinado a crer nessa força,nós não sabemos do que somos capazes até sermos postos a prova.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Excelente realidade! Gostei da frase "Uma pessoa que não luta pela própria vida não sabe o valor que tem". Fato!

    ResponderExcluir
  4. Que reflexão! para mim foi grande sinal de alerta, obrigada

    ResponderExcluir
  5. Começamos a morrer qdo nascemos? Tipo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que começamos a morrer, mas somos bombardeados a todo o instante, espreitados pela morte o tempo todo, e cabe a cada um de nós zelar pela própria vida, lutar por ela e dar o seu devido valor.

      Abraço

      Excluir
  6. Realmente é um dos melhores textos que já tive a oportunidade de ler aqui no seu blog, e me dei conta do que havia acontecido comigo antes, acho que não havia falado à você, mas perdi meu avô há algumas semanas, ele sofreu um Derrame Cerebral, infelizmente não resistiu, mas garanto que o organismo dele havia lutado para que ele sobrevivesse. Eu sei que forças maiores o fizeram partir, mas com a perda cheguei a ter a consciência de cuidar mais de mim, do meu corpo, respeitar meus limites, e ter uma vida mais saudável, e você com este texto me tornou mais firme, com a perda que tive, e com os ganhos que terei...
    Beijos&Sorrisos de sua cara amiga, Dayanne ^^

    ResponderExcluir
  7. perante essas palavras escrita, creio que aonde queres chegar é que o nosso corpo nossas celular nosso organismo luta tanto para nos proteger que nós mesmos não fazemos nem a metade para ajuda-lo a fazer essa eterna gratidão por nós mesmos...
    Temos que refletir nessas palavras que são meras verdades sobre nosso interior. Vamos nos ajudar e nos manter mais limpos por dentro, mas sempre deixar nosso organismo sempre bem alimentado para que quando precisarmos dele, estará sempre ao nosso dispor.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto!
    Acho que vou imprimi-lo para ler sempre que estiver desanimada (como agora...)
    Até o compartilhei no Facebook!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: