sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Quando a saúde se fortalece a partir da doença


Quando a saúde se fortalece a partir da doença

Texto escrito após o meu irmão, que tem cinco anos, receber o diagnóstico de diabetes mellitus tipo I.

É claro que ninguém gosta de receber a notícia de que está doente, imagina ficar sabendo que tem uma doença crônica e incurável, que terá que aprender a conviver com ela para o resto da vida. "Resto da vida", isso soa muito tempo, imaginamos um longo calvário, uma vida repleta de privações e perdas, mas não é bem assim. Muitas vezes a doença é uma oportunidade de olharmos com mais carinho para o nosso organismo, um alerta da vida pra que possamos cuidar melhor de nossa saúde. Assim, a doença pode às vezes nos levar a ter mais saúde, por mais contraditório que possa parecer.

Conheço pessoas que redescobriram a vida após receberem o diagnóstico de diabetes, hipertensão, intolerância à lactose, e até mesmo após um câncer, infarto ou retirada da tireoide. O que todos esses casos - e tantos outros - têm em comum? TODOS exigiram mudanças radicais no estilo de vida, condutas saudáveis, dieta balanceada, atividade física e, é claro, muito equilíbrio emocional. Todas essas pessoas foram obrigadas a repensar a forma como viviam, abandonaram velhos padrões de comportamento que lhe faziam mal e conseguiram enxergar outra forma de conduzir a vida. E eu posso afirmar com toda certeza, depois do choque, da fase de negação e luto por receber uma má-noticia, todas elas levantaram a cabeça e tomaram as rédeas da situação, se dedicaram à mudança e hoje têm bem mais qualidade de vida do que antes de receberem seus diagnósticos.

Sendo assim, diante da descoberta de uma doença crônica ou evento que altere drasticamente a saúde eu prefiro encarar tal momento como uma oportunidade de viver melhor, como se fosse uma sacudida que a vida nos dá pra que possamos cuidar melhor de nós mesmos, pois infelizmente muitos só passam a levar uma vida saudável depois de um susto. Todas essas pessoas que falei hoje se cuidam muito mais do que antes e com certeza vivem melhor, seguindo cuidados que todos nós deveríamos ter mas só fazemos diante da pressão de um médico.

A vida é assim, nos assusta e faz parecer que estamos perdidos, mas no fim do túnel há uma luz, basta seguir o caminho e persistir com coragem e dedicação. Disciplina é a chave pra uma vida saudável, alguns conseguem facilmente, outros precisam de um estímulo maior.

[Mente Hiperativa]

8 comentários:

  1. Cacete! este seu texto é muito bom.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Me cai muito bem este teu texto!! como sempre, né?!
    =**

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto! Muito boa sua percepção... :)

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Com certeza! A doença, em muitas vezes, nos leva ao cuidado ainda maior de nós mesmos!

    ResponderExcluir
  5. "Resto de vida" acaba sendo mais bem vivido, que uma vida "saudável". O valor da vida só é notado, quando chega a hora de pagar. Isso, é.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: