quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Feridas da infância


Feridas da infância

Quando eu era criança fui machucado, não no corpo, mas na mente. Eu sofri, chorei, calei. O tempo passou, tornei-me adulto e pensei que as feridas haviam fechado. Ledo engano... A criança que um dia sofreu ainda permanece dentro de mim e cada vez que eu - agora adulto - entro em contato com a mesma situação que causou esse trauma, a criança indefesa e confusa se põe a chorar.

Isso explica bastante coisa, agora entendo porque em certos momentos não consigo agir, me sinto engessado, fica difícil fazer qualquer coisa por mais simples que seja. Eu como adulto conseguiria resolver, porém nesses momentos a criança é chamada e traz consigo toda a memória dolorosa que viveu, resgata todo o estresse e o instala no eu-adulto. Então, o adulto fica sem saber o que fazer e a criança dentro dele apenas sofre, calada.

Antes eu não tinha esse entendimento acerca dos meus medos e bloqueios, mas de agora em diante devo me esforçar para aprender a cuidar dessa criança que vive dentro de mim. Sendo assim tenho que explicá-la que o eu-adulto deve tomar frente diante desses eventos traumáticos, preciso proteger a criança e deixar que o adulto enfrente seus medos de forma racional.

[Mente Hiperativa]

4 comentários:

  1. tem um artigo de Freud intitulado : "trata-se de uma criança"

    Ele sinalisava que mesmo com os idosos devemos sempre buscar , em uma terapia, a criança no adulto.... é lá onde está a chave das questoes

    ResponderExcluir
  2. verdade! a criança sempre retorna , só não sabemos lidar muitas vezes com as coisas que ela trás a tona!

    ResponderExcluir
  3. "em certos momentos não consigo agir, me sinto engessado, fica difícil fazer qualquer coisa por mais simples que seja" também tenho essa sensação, é como se eu fosse uma crianças adulta só que ela já não é mais infantil, por isso sofre mais...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: