terça-feira, 8 de novembro de 2011

Onde está Deus?


Onde está Deus?

Outro dia eu estava bastante perdido e então resolvi procurar a ajuda de Deus. Vi num carro o adesivo 'propriedade exclusiva do senhor' e fui falar com o motorista que pela lógica deveria ser o próprio Deus, ou no máximo alguém bastante próximo dele que tomou o veículo emprestado. Porém a abordagem foi bastante infeliz, o motorista nada amistoso me deu uma bronca e arrancou veloz, me deixou falando sozinho.

Noutro carro eu vi o símbolo de uma conhecida igreja, pensei que dessa vez eu teria mais sorte e fui falar com o proprietário. Eu ia perguntar a ele onde poderia me encontrar com Deus, diria ainda que preciso de sua ajuda. Quando me aproximei percebi que ele estava bastante ocupado discutindo no trânsito, havia ultrapassado o sinal vermelho e ainda assim usava palavras de baixo escalão e gestos obcenos contra um pedestre que atravessou na sua frente. E quando o guarda lhe abordou ele ofereceu propina. De repente desisti, achei que ele não saberia me dizer onde me encontrar com Deus.

Saí pelas ruas observando o alto, procurando Deus nas cruzes, crucifixos, encontrei pessoas que usavam terços, medalhinhas, camisas estampadas com Nossa Senhora, fotos de Jesus em cadernos, mas ninguém me ajudou. Recebi até um panfleto com a palavra de Deus e parei pra escutar o que essa pessoa tinha a me dizer, ele repetiu salmos e citações bíblicas, palavras bonitas, mas não me ajudou. Ele quis me converter, me cobrou privações, me cobrou contribuição financeira, me cobrou promessas, me pediu isso e aquilo, mas não ouviu os meus pedidos.

Lembrei de quando eu era menino e minha professora de religião dissera que a igreja era a casa de Deus, resolvi então procurá-lo diretamente em sua casa. Procurei algumas igrejas, assisti diversos cultos/missas, recebi abraços e apertos de mão, panfletos, ouvi belíssimas mensagens de solidariedade e amor ao próximo. E no fim vi passar cestinhas e caixinhas pedindo dinheiro. Embora eu não tenha falado diretamente com Deus, depois desses encontros eu me senti um pouco mais aliviado em meu sofrimento.

Tudo parecia caminhar bem até acabar o culto/missa. Lá fora inevitavelmente sempre havia pessoas humildes na calçada, pedindo ajuda, e me partiu o coração ver os fiéis deixarem a igreja direto para seus carrões importados, negando o pão a quem tem fome, negando o cobertor a quem tem frio. E então eu me perguntei: de que adianta frequentar o culto/missa se não colocarmos em prática os ensinamentos de Deus ali ensinados?

O dia chegava ao fim e eu não tivera êxito no meu encontro com Deus, nem mesmo em sua casa eu pude senti-lo plenamente e já estava conformado que não iria encontrá-lo. Passei diante de uma banca de revista e li a seguinte frase numa de suas paredes: 'o Senhor é meu pastor e nada me faltará'. Esse sim me pareceu verdadeiramente íntimo de Deus, fui falar com ele, que estava fechando a banca, e quando eu disse que não ia comprar nada, que só queria um conforto, ele me despachou e disse que não tinha tempo pra conversa fiada. Olhei novamente para a frase da parede: faltou amor ao próximo, altruísmo, solidariedade.

Esse dia vivi uma experiência reveladora, aprendi que não basta frequentar e conhecer a religião, é preciso colocar em prática suas lições, aprendi também que adesivos, mensagens e imagens não significam absolutamente nada, não querem dizer que a pessoa seja mais cristã que a outra, mais devota ou religiosa do que outra que não estampa em si as palavras ou imagem de Deus.

Sem ter conseguido encontrar Deus na minha incessante busca eu fui à praia, já era noite e ela me recebeu de braços abertos. O vento acariciou o meu rosto, a areia massageou os meus pés. E a água lavou minha alma. Nesse momento fechei os olhos e reconheci que Deus não estava preso num pedaço de madeira, nem impresso numa frase qualquer, não estava na igreja, nem dirigindo um carro, Deus não estava longe, Deus estava o tempo todo dentro de mim, tão perto, e eu perdendo tempo em procurá-lo tão longe.

Assim, eu que estava perdido, acabei me encontrando com Deus.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

  1. Gostei do texto,e da conclusão que você tirou...!

    ResponderExcluir
  2. Oi,MH!Tinha certeza que nos fim chegarias a essa conclusão,Deus está dentro de ti,em nenhum outro lugar vais achá-lo e com certeza estando em contato com a natureza estarás junto de Deus, Deus está em tudo,basta que olhemos com atenção.
    Beijossss

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: