terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aos DES-organizados


Aos DES-organizados

O universo conspira contra os DES-organizados, tenho certeza disso. É coisa certa, basta deixar pra fazer um trabalho no último dia, que um amigo te convida para uma festa imperdível, uma doença surge para te deixar acamado ou aparecem diversos outros compromissos pra serem resolvidos com urgência. É sempre assim na vida de um DES-organizado, uma montanha-russa, uma avalanche inesperada, uma corrida contra o tempo, é sempre uma bagunça na sua cabeça.

Mas ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, nem todo DESorganizado é desleixado por que quer, e nem sempre ele é descansado, irresponsável, 'metido a' espertalhão. Claro que alguns são assim, mas acredito que nem todos o sejam e alguns até sofrem por essa condição indesejada, estando longe de serem pessoas satisfeitas e felizes.

Há o estereótipo do indivíduo DESorganizado que quer aproveitar a vida e todas as suas benesses ao custo de deixar todas as tarefas pra última hora, mas nem todos seguem essa linha. Na minha opinião chega a ser impressionante (diria até invejável) o jogo de cintura com que essas pessoas conseguem resolver tudo no ÚLTIMO momento, e no fim das contas acabam recebendo o mesmo reconhecimento que aquele que resolveu tudo com a maior antecedência; com a diferença de que o primeiro aproveitou bem mais a vida. É tão ilusoriamente fácil a ponto de nós, reles mortais, acharmos que seria vantajoso também deixar pra última hora, mas quando o fazemos entramos em profundo desespero, afinal não são todos os DESorganizados que tem tamanho jogo de cintura.

O fato é que há diversos tipos de desorganizados, alguns o são por opção, outros por falta de opção, é intrínseco, inerente à sua vontade, nascemos assim, não fomos ensinados a nos organizar. Do ponto de vista da maneira como encaram a sua condição, os desorganizados poderiam ser divididos -de forma bastante primitiva- em dois grupos: os conformados e os conflitantes.

Os conformados parecem aceitar a própria desorganização e todos os prejuízos decorrentes dela, são resignados a tal condição a ponto de achar normal perderem oportunidades, prazos, empregos, relacionamentos e etc. Pra eles é mais fácil aceitar que ''é assim mesmo" a sofrerem por uma condição que, em tese, não conseguiriam mudar.

Já os conflitantes vivem uma eterna tensão, tentam se adequar constantemente aos padrões normais, e sobretudo sofrem cada vez que não conseguem dar conta das metas que a maioria das pessoas consegue com tanta facilidade. Eles não entendem como levam o triplo de tempo pra fazer o metade das tarefas que uma pessoa dita 'normal' faria.

Eu sempre fui desorganizado, talvez seja um reflexo do meu processo psíquico, afinal há uma teoria a qual afirma que o exterior (nossa aparência, comportamento e atitudes) não passam de um reflexo do nosso interior (nossos pensamentos e forma de funcionamento pessoal da mente). Eu sempre tive o pensamento amplo e acelerado, e muita gente que me ouve falar isso acha que é legal, mas nem sempre é, por que quando o fluxo de informação é muito grande fica difícil de acompanhar e sobretudo filtrar o que é útil do que não é. Talvez seja essa a razão da minha DES-organização, talvez por isso eu seja tão confuso e bagunçado, mas eu bem que tento me organizar, só eu sei como eu tento...

Algumas pessoas me acham muito organizado pois me veêm fazendo listas e agendando compromissos compulsivamente, talvez eu seja um 'pseudo-organizado', ou um desorganizado-que-tenta-não-sucumbir-à-própria-desorganização, eu luto, eu remo contra a maré, é uma luta constante, diária, e por vezes exaustiva, mas eu tento me adequar aos padrões e fugir da minha bagunça mental.

Depois de muito tempo sofrendo eu recebi a orientação e ajuda de algumas pessoas que me ensinaram a me organizar, aprendi que eu preciso separar os pensamentos, programar tarefas, eleger prioridades, estabelecer horários, e pra isso uso mão de listas, muitas listas, hierárquicas, enumerativas, tabelas, lembretes, gosto também dos post-its, tenho eles no quadro de aviso, nas pastas, no caderno, até no desktop (clique aqui).

Além disso, preciso também controlar o que já fiz, o que falto fazer, e criar prazos, metas, sempre fazendo de tudo pra cumpri-los... Isso tudo pode parecer muito fácil pra quem é naturalmente organizado, mas pra mim não é, exige um policiamento constante, é como um alcoólatra que precisa se controlar o tempo todo pra não beber, não só um dia ou outro, mas TODOS os dias.

É uma luta sem fim, nunca vou poder dizer: "consegui!" Mas sim vou dizer: "estou conseguindo!"
E quem é DES-organizado sabe bem o que eu digo.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

  1. Oi,MH!Aff eu sou mega desorganizada,mas é mais com as minhas coisas, tipo nunca sei onde deixei tal coisa, roupas,livros, mas para provas, datas e tal eu sou um pouco mais organizada.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Desorganização!! Ah isso é muito meu :(
    Sofri muito e ainda vou sofrer por isso, como vc falou meu caso eu sei que não é por irresponsabilidade é algo que foge TOTALMENTE do meu controle, quisera eu deixar as coisas para última hora pq eu tava curtindo a vida por aí, nãaoo é uma dor de cabeça irritante na hora de estudar é alguma outra obrigação que surge, bem naquele dia. Criar metas e prazos, usar agendas até que me ajudam, mas é deprimente não conseguir cumprir as tarefas que eu organizei tão lindamente no meu post-it.
    bjo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: