sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Não me chame de velho, sou idoso!


Não me chame de velho, sou idoso!

O idoso é uma espécie de velho que sofreu um upgrade, como uma foto antiga que foi reparada pelo photoshop e agora está sem rugas, com os dentes mais brilhantes, alvos, com a pele mais firme e sem aquele ar cansado de quem já viveu muitas décadas e precisa se esticar numa cova rasa. Atualmente, velho é apenas uma gíria usada entre jovens pra se dirigir a um deles; chamar uma pessoa de mais idade por esse nome passou a ser não apenas falta de educação, como até incoerência.

Digo isso porque antigamente os velhos -como sugere a própria nomenclatura- eram pessoas que pareciam cansadas, usadas, sem serventia, que não prestavam mais à sociedade e não traziam qualquer rendimento a ela ou a si mesmos. Hoje em dia, no entanto, isso não condiz mais com a realidade visto que as pessoas não ficam inúteis, inválidas ou incapazes, ao contrário, o tempo passa e elas se permanecem produtivas, mantendo suas capacidades preservadas e levando uma vida saudável e atarefada.



Hoje em dia não se fazem mais velhos como antigamente, que morriam aos 60, cegos e caducos, se balançando numa cadeira num canto escuro e esquecido da sala enquanto o resto da família jantava alegremente na cozinha. O idoso chegou pra mudar essa realidade, e assim nasceu já velho, mas com o pique de quem gosta de correr na praia, trabalhar, sair à noite e até namorar, por que não? O idoso é o velho com a alma de jovem, com um adicional imenso de experiência de vida e sabedoria, ele não baba nem usa fraldas, e ao contrário de muito jovenzinho cabeça-de-vento, eles podem ter uma ótima memória, trabalham em casa e fora dela, praticam esportes e cuidam da saúde.



Por essas e por outras eles têm estatuto, tem baile, clube, tem força pra lutar, constituem muitas vezes uma parcela considerável no mercado consumidor, participam da renda familiar, opinam, e muitos são dados às modernices tecnológicas e comportamentais. Tem muito velho, digo, idoso, mais novo do que muito jovem por aí.



Sendo assim, o idoso é o novo velho, repaginado, versão 2.0, com novos aplicativos de série, cartão de memória expandida e designer moderno. Não se iluda com os números, pois o desempenho supera esse dado meramente matemático. Não se prenda aos padrões de antigamente, tão retrógrados, que delegavam o asilo e o descanso a quem passava determinado marco da vida. Os idosos estão com tudo. Entendeu, meu velho?

[Mente Hiperativa]

Um comentário:

  1. Verdade. Eu tava pensando nisso um outro dia, enquanto lia sobre o personagem idoso no livro "Água pra elefantes", e tipo, essas pessoas tem TANTO pra ensinar. Elas sabem de tantas coisas que as gerações atuais nem imaginam, mas são negligenciadas assim. Uma pena mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião: