domingo, 19 de fevereiro de 2012

Amizade X distância


Amizade X distância

A amizade embora faça rima com proximidade não precisa desta para ser plena. Não são mais amigos aqueles que moram no mesmo quarteirão em que nós vivemos, tampouco aqueles que passam o dia inteiro conosco na escola ou no trabalho. A pouca distância é apenas uma pretexto que nos encoraja a conhecer melhor as outras pessoas, é como uma oportunidade de estreitar os laços, encontrar afinidades. E por outro lado, quando a distância se torna grande ela pode ser usada maliciosamente como desculpa para o afastamento e consequente enfraquecimento da relação.

O ingrediente principal e essencial da boa amizade é a cumplicidade -que também faz rima- essa sim é imprescindível numa relação e não se mede em metros, quilômetros ou qualquer outra unidade de espaço. A cumplicidade é gerada através da troca de experiências, baseada na confiança, e aumentada através da exaustiva interação, ainda que a longa distância.

Eu, por exemplo, tenho amigos que moram no mesmo bairro em que eu resido mas que vejo pouquíssimas vezes pessoalmente, também tenho amigos que vivem em outros estados do país e nem por isso deixam de ser tão importantes pra mim. O que os torna tão grandes é o fato de que nos falamos com frequência, sempre dividimos nossas alegrias e angústias, eles sabem muito de mim, e eu deles, trocamos intensamente experiências e emoções, nos apoiamos e nos consolamos. Mesmo fisicamente distantes.

Paradoxalmente, tenho vizinhos que sequer sei os seus nomes, apenas troco cumprimentos eventualmente quando os encontro no elevador ou na área comum do prédio. E tenho colegas de faculdade que vejo diariamente mas não sei nem que ideias e sonhos carregam, pois não trocam comigo qualquer pensamento ou emoção mais íntima, são portanto apenas conhecidos, embora estejam tão perto de mim.

Sendo assim eu só posso constatar que a distância não implica necessariamente no enfraquecimento de uma amizade, acredito que quando queremos e corremos atrás o sentimento nunca fica minguado. Quando as pessoas dizem que a distância os afastou é porque na verdade elegeram novas prioridades pra sua vida, talvez o namoro, a carreira, ou mesmo novos amigos, mas isso tudo não passa de uma desculpa.

[Mente Hiperativa]

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Implorando por comentários, pai-do-meu-filho?! rsrsrsrs

      A distância não só é incapaz de, por si só, acabar com uma amizade, como também de impedir seu nascimento...

      Viva a internet! "Devo a ela" algumas amizades... \o/

      bjo

      Excluir

Deixe sua opinião: